quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Pensando no convite

Este post é muito especial porque o assunto foi sugestão do noivo! (olha que bonitinho!)...
Ainda não estamos na hora dos convites, mas no nosso cronograma estamos pensando em começar a ver isso com cerca de seis meses de antecedência (apesar do recomendado ser quatro), porque as pessoas que moram longe devem receber o convite pelo menos dois meses antes do casamento, e as da mesma cidade da festa com no mínimo um mês; como temos uma grande porcentagem de convidados morando longe, inclusive toda família do noivo, não podemos bobear...
Uma coisa que há alguns anos não era comum no Brasil, mas eu acho bem útil é o "save the date", geralmente é um cartão (ou pode até ser um vídeo, como mostrei neste post) que é enviado bem antes do convite para que as pessoas vão se programando para o dia. O recomendado deste pré-convite é que seja enviado para as pessoas que moram longe, mas acho muito charmoso, então vou mandar pra gente de perto também... o meu ja está pronto, E LINDO, mas como é surpresa para a família conto para vocês depois que entregar.
Quanto a detalhes do convite pesquisei algumas dicas na internet e selecionei as que achei mais úteis para colocar aqui para vocês:

# Se o casamento será realizado fora da cidade ou em lugar de difícil acesso, anexe ao convite um mapa com a localização e todas as coordenadas de como chegar à festa. Isso facilita a vida dos convidados e evita que se atrasem, perdendo momentos importantes da celebração.

# Da mesma forma, para aqueles que moram em local diferente de onde será a festa, envie um mapa com informações úteis da cidade, incluindo itinerários e pontos turísticos.

# Se a cerimônia religiosa e a recepção acontecerem em lugares distintos, informe o endereço de ambos no convite. (eu diria, elementar! tsc, tsc)

# Os convidados nunca devem pagar pelo estacionamento do seu casamento. Estabeleça parceria com uma empresa de valet parking próxima ao local da festa e avise-os através de tags ou cartões contendo o endereço de onde colocar o veículo, que podem vir junto ao convite.

# Tanto o convite quanto os cartões que serão anexados a ele devem ter a mesma tipologia de fonte. (na MINHA opinião quanto menos cartões anexados melhor, se for possível não ter nenhum melhooor ainda!)

# É bem mais elegante subscrever os convites com calígrafos, ao invés da impressão gráfica.

# Nunca use iniciais dos nomes dos convidados para subscrever os envelopes. Da mesma forma, o endereço (rua, número, cidade e Estado) nunca deve ser abreviado. (o endereço é no caso do convite ser enviado pelo correio... as vezes não tem jeito... mas melhor mesmo é entregar em mãos o máximo que der!)

# Ao enviar um convite a um casal não casado, mas que vive na mesma residência, escreva os nomes em linhas separadas, seguindo a ordem alfabética.

# Para o RSVP, peça a confirmação aos convidados até três semanas antes da data do casamento. Assim, vocês terão tempo para informar a todos os fornecedores o número esperado de pessoas.

# O RSVP não é necessário no caso da celebração ser apenas na igreja. Ele somente é útil para o planejamento da festa.

# Se não receberem o RSVP até duas semanas antes do casamento, delegue a alguém a responsabilidade de ligar para os convidados. (importante!)

# Faça uma lista e acrescente as seguintes informações: dia em que o convite foi enviado, nome e endereço do convidado, RSVP (sim, não e quantas pessoas), presente recebido e se o cartão de agradecimento foi emitido. Isso permite maior controle do que foi feito e o que ainda está por fazer para cada pessoa esperada na festa.
Acho que esta parte de entrega de convites deve ser uma delíííícia... as dicas não são uma regra, são idéias para facilitar a vida dos noivos e dos convidados...  alguém tem mais alguma dica?
beijos

4 comentários:

  1. Adorei as dicas... estou doida para ver o seu save the date. Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. eu fiz o meseràu save the date e esta sendo a minha salvação!!! meu casamento no exterior e precisava avisar os convites com antecedência, pensei que teria escolhido os convites até o natal (caso em maio), mas nada!! estou super indecisa..! mas pelo menos os convidados já estão avisados e se preparando para viagem!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o save the date... quero ver!!!
    Coisas elegantes e algumas elementares como vc mesmo disse: quanto menos anexos melhor, inclusive lista de presentes não está mais sendo colocada, vi que vc nem citou. Essas informações úteis da cidade, teve um casal de amigos que pôs em seu site, no convite tinha o site, no verso dele, com o mapa do local; daí, no site, tinha as coisas da city, como cabelereiros (importante), hotéis, link para confirmação de presença a lista de presentes, achei bom, porque o convite fica mais bonito sem anexos...

    ResponderExcluir
  4. Marília, qto vc vai cobrar pra organizar meu casamento?? kkkk
    Amei as dicas!!!

    ResponderExcluir